segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dia 31 de outubro dia da Reforma Protestante

Imagem do filme Lutero, recomendo a todos que assistam.

A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão iniciado no início do século XVI por Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517  na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, propondo uma reforma no catolicismo. Os princípios fundamentais da Reforma Protestante são conhecidos como os Cinco solas.
Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus provocando uma revolução religiosa, iniciada na Alemanha, e estendendo-se pela Suíça, França, Países Baixos, Reino Unido, Escandinávia e algumas partes do Leste europeu, principalmente os Países Bálticos e a Hungria. A resposta da Igreja Católica Romana foi o movimento conhecido como Contra-Reforma ou Reforma Católica, iniciada no Concílio de Trento.
O resultado da Reforma Protestante foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformados ou protestantes, originando o Protestantismo.
João Calvino (Noyon, 10 de julho de 1509Genebra, 27 de maio de 1564) foi um teólogo cristão francês. Calvino teve uma influência muito grande durante a Reforma Protestante, uma influência que continua até hoje. Portanto, a forma de Protestantismo que ele ensinou e viveu é conhecida por alguns pelo nome Calvinismo, mesmo se o próprio Calvino teria repudiado contundentemente este apelido. Esta variante do Protestantismo viria a ser bem sucedida em países como a Suíça (país de origem), Países Baixos, África do Sul (entre os africânderes), Inglaterra, Escócia e Estados Unidos da América.
Nascido na Picardia, ao norte da França, foi batizado com o nome de Jean Cauvin. A tradução do apelido de família "Cauvin" para o latim Calvinus deu a origem ao nome "Calvin", pelo qual se tornou conhecido.
Calvino foi inicialmente um humanista. Nunca foi ordenado sacerdote. Depois do seu afastamento da Igreja católica, este intelectual começou a ser visto, gradualmente, como a voz do movimento protestante, pregando em igrejas e acabando por ser reconhecido por muitos como "padre". Vítima das perseguições aos protestantes na França, fugiu para Genebra em 1536, onde faleceu em 1564. Genebra tornou-se definitivamente num centro do protestantismo Europeu e João Calvino permanece até hoje uma figura central da história da cidade e da Suíça.
Martinho Lutero escreveu as suas 95 teses em 1517, quando Calvino tinha oito anos de idade. Para muitos, Calvino terá sido para a língua francesa aquilo que Lutero foi para a língua alemã - uma figura quase paternal. Lutero era dotado de uma retórica mais direta, por vezes grosseira, enquanto que Calvino tinha um estilo de pensamento mais refinado e geométrico, quase de filigrana. Citando Bernard Cottret, biógrafo (francês) de Calvino: "Quando se observa estes dois homens podia-se dizer que cada um deles se insere já num imaginário nacional: Lutero o defensor das liberdades germânicas, o qual se dirige com palavras arrojadas aos senhores feudais da nação alemã; Calvino, o filósofo pré- cartesiano, percursor da língua francesa, de uma severidade clássica, que se identifica pela clareza do estilo".
No século XIV, o inglês John Wycliffe, considerado como precursor da Reforma Protestante, levantou diversos questionamentos sobre questões controversas que envolviam o Cristianismo, mais precisamente a Igreja Católica Romana. Entre outras idéias, Wycliffe queria o retorno da Igreja à primitiva pobreza dos tempos dos evangelistas, algo que, na sua visão, era incompatível com o poder político do papa e dos cardeais, e que o poder da Igreja devia ser limitado às questões espirituais, sendo o poder político exercido pelo Estado, representado pelo rei. Contrário à rígida hierarquia eclesiástica, Wycliffe defendia a pobreza dos padres e os organizou em grupos. Estes padres foram conhecidos como "lolardos". Mais tarde, surgiu outra figura importante deste período: Jan Huss. Este pensador tcheco iniciou um movimento religioso baseado nas ideias de John Wycliffe. Seus seguidores ficaram conhecidos como Hussitas.
Esse foi apenas um resumo da história da Reforma protestante, se você quiser encontrar mais coisas e relatos pode ir no Wikipédia e encontrar as histórias de Transferência a Paris,Vida em Orleães, O discurso de Nicolas Cop, A Psychopannychia, O caso dos cartazes de 1534, Etapa em Basileia, A tradução da bíblia de Olivétan, O Édito de Coucy, Institutio religionis Christianae, A reforma em Genebra, Chegada de Calvino a Genebra, A disputa teológica de Lausana, A saída atribulada de Genebra, Estrasburgo, Matrimônio, Regresso a Genebra, Zelo religioso radical, Peste Negra em Genebra, Crescimento demográfico, O caso Miguel Servet, Relacionamento com a reforma inglesa, Novas dificuldades, Morte, todos ligados a história de Calvino.
E saiba mais sobre outros reformadores, esses homens lutaram pelo conheçimento dos Cristãos que era inganados e submetidos a um Cristianismo cego sem visão em uma época negra, que não estava na vontade de Deus.

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; 
Romanos 5:1

Não são nossas obras e cargos que justificam a nossa salvação! assim como dizem as escrituras sagradas. não pare no tempo se informe, estude e não deixe de viver e nem se se engane com aqueles    que transformaram a palavra de Deus em mercado da fé! 










domingo, 30 de outubro de 2011

Eyshila: Ninguém pode calar um adorador!

Cantora Eyshila cantou, pregou, orou e contou o seu testemunho em noite de muitos louvores e adoração ao Senhor em Araripina.
Não foi só Eyshila quem deu show de louvores ao Senhor, a banda do irmão Uberlandio da Batista do caminho e outros cantores também glorificaram o nome de Deus no mesmo palco com muitos louvores e adoração.
Muitos evangélicos de varias Igrejas de Araripina lotaram a praça da igreja matriz alem da Igreja Presbiteriana de Araripina, Trindade e Ipubi, Assembléia, Batista, Luterana, Nova Vida, Congregação, Luz da Verdade, Verbo da Vida, Sétimo dia e outros e de outras cidades da região. foi uma benção.
A banda Petrus de Marcolândia trouce um Rock evangélico ao palco, animando a galera mais adepta de um Rock Gospel, lembrando vagamente Oficina G3 e outros grupos do estilo.
Eyshila apresenta integrantes de sua banda antes do encerramento do evento
E Eyshila encerra a noite com louvor bem animado e agitado para glória do senhor Jesus!


domingo, 23 de outubro de 2011

16º Aniversário da Igreja Presbiteriana do Brasil em Araripina no dia 23


Equipe de Louvor Araripina segundo dia
foto final de lembrança desse aniversário
Que alem dessa grande e gloriosa festa que a palavra ministrada nesses dois dias pelo Pastor Edvan tenha entrado nos nosso corações, que a santidade venha a fazer de fato de verdade parte das nossas vidas, eu não falo apenas pelos outros mas também por min, Deus tem propósitos nas nossas vidas, mas temos que viver uma vida integra com sua palavra, nos espelhar nele em Jesus e não nos "ídolos" do mundo, está firmado na sua palavra e na sua lei! Deus os abençoe e aguardem mais fotos dessa festa de louvor e adoração ao nosso Senhor.

16º Aniversário da Igreja Presbiteriana do Brasil em Araripina no dia 22

O bolo da Festa
Ministério de louvor do irmão Uberlandio
Equipe de Louvor de Araripina-PE
momento de oração com Missionário Kleiton
preletor da noite: Pastor Edvan Gomes de afogado da ingazeiras
Missionaria de Ipubi canta Ressuscita-me de Aline Barros
Louvor das Crianças
Igrejas de Ipubi, Ouricuri e Serra Branca estiveram presentes
irmã Genilsa recitando poema







quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Buscando a Santidade



1 - A santidade de Deus é revelada na Lei moral (Êxodo 20)
Os Dez mandamentos são o resumo da Lei Moral.
Primeiramente devemos compreender o sentido da palavra moral.
Moral é o conjunto de regras que se aplicam de maneira absoluta independentemente do tempo ou do lugar.
Em suma, os dez mandamentos deveriam ser obedecidos no tempo de Moisés, devem ser obedecidos hoje e deverão ser obedecidos amanhã.
Muitos são aqueles que afirmam que a Lei não tem mais validade baseando-se em Paulo que diz que não estamos mais debaixo da Lei e sim da graça (Rm 6.14).
O que deve ficar claro é que a única lei que não mais tem validade hoje é a lei cerimonial na qual todos os ritos e sacrifícios apontavam para o sacrifício de Cristo na cruz do calvário. Com a vinda de Cristo todos os ritos não mais se fazem necessários.
Qual é a conexão da Lei Moral com a santidade de Deus. Louis Berkhof afirma: “A Lei Moral foi planejada para imprimir em Israel a idéia da santidade de Deus, e para levá-lo a sentir fortemente a necessidade de levar uma vida santa”.(BERKHOF, 1990, p.77).
A Lei reflete o caráter santo de Deus e o pecado do homem. Paulo afirma: “Eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei” Romanos 7.7.
O caráter perfeitamente santo Deus é revelado nas Sagradas Escrituras e resumidamente nos Dez Mandamentos.
Quando entramos em contato com as Escrituras somos confrontados pelo próprio Deus que revela o nosso pecado, sua santidade e sua suprema vontade.
E a vontade de Deus é revelada pela seguinte ordem: “Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus”. (Levítico 20:7)
Aplicação: Dr Mauro Meister em seu livro “Lei e Graça” aponta para algumas implicações interessantes a respeito da Lei. MEISTER, 2003, p.61).
1 - Estamos debaixo da Lei Moral no sentido de que ela continua apontando para os nossos deveres e obrigações para com Deus e para com nosso semelhante.
2 – A Lei resumida nos Dez Mandamentos mostra o caminho apontado por Deus para o processo de nossa santificação.
3 – A Lei é uma expressão da Graça de Deus onde revela a sua vontade. (Meister, 57)
Em contato com a Lei e confrontados por ela devemos sentir vergonha daquilo fazemos, falamos e pensamos.
Devemos enfim, nos portar como o publicano segundo a narrativa de Lucas 18.13 que diz: “Ó Deus, sê propício a mim, pecador!”
E assim prossigamos, num caminho de santificação, o qual é a vontade de Deus para o seu povo.

2 - A Santidade de Deus é revelada em Jesus Cristo. (Atos 3.14)
“Vós, porém, negastes o Santo e o Justo e pedistes que vos concedessem um homicida.”
A frase “o Santo” aparece várias vezes no AT. Em Atos 3.14 é registrada uma citação do Salmo 16.10 feita por Pedro. Ao aplicar a combinação “Santo e Justo” a Cristo Pedro indica a divindade de Jesus. Os judeus certamente entenderam o que Pedro queria dizer ao se referir a Cristo como o Santo e Justo. Isso porque os judeus tinham contato com o Antigo Testamento o qual afirmava que o Messias é chamado de Santo. . (KISTEMAKER, 2006, p. 178).
Pedro denuncia o erro dos judeus que, incitados pelos principais sacerdotes e líderes foram responsáveis pela morte do Filho de Deus, o Santo.
A seguir, Pedro (v.15) anuncia que Deus ressuscitou a Cristo e declara que os apóstolos “são testemunhas” daquilo que ocorrera a Cristo e daquilo que Jesus era, ou seja, Jesus era o Santo, era Deus.
Aplicação: Voltemos nossa atenção para o que Pedro declara acerca de si mesmo e dos apóstolos. “nós somos testemunhas”.
È óbvio que não somos testemunhas oculares e “corporais” como foram os apóstolos. Contudo, somos testemunhas acerca de Cristo por meio daquilo que lemos acerca dele nas Sagradas Escrituras. Sabemos que Cristo é o Santo de Israel. Reconhecemos que Cristo é o Justo.
O que sabemos não deve ser guardado pra nós. Devemos anunciar a Cristo como o Santo de Deus.
Em 1 Pe 2.9 lemos: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”
Se em Atos Pedro se auto-declarou uma testemunha de Cristo, agora, nessa carta, Pedro reconhece essa condição na vida de todos os que crêem em Cristo.
Todos nós somos convocados a anunciar a santidade de Deus revelada em Cristo Jesus.
Se alguém lhe perguntar como é Deus sua resposta não pode ser outra senão: Olhe pra Cristo, que você verá a Deus.
Em Colossenses Paulo registra: “Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação”. (Colossenses 1:15).
O próprio Jesus declara: “E quem me vê a mim vê aquele que me enviou”. (João 12:45).

domingo, 16 de outubro de 2011

Dia do Evangélico

No dia 29 de outubro é o dia do evangélico aqui em Araripina e haverá uma grande programação que se dará inicio as 19:00 horas com a cantora: Eyshila da gravadora MK music na praça da Igreja católica matriz. o show já está agendado no site da cantora pela MK: http://www.eyshila.com.br/agenda/lista.php
mais detalhes será postados no Blog da IPB até o dia do Show! aguardem!

Video


video de homenagem aos 16 anos de Igreja Presbiteriana do Brasil em Araripina, dias 22 e 23 em frente a propria Igreja as 19:30, você é convidado a está presente nesse dia pra ouvir a palavra de Deus e louvores de adoração ao Senhor.

sábado, 15 de outubro de 2011

O Fundo da Piscina

Conta-se que um excelente nadador tinha o costume de correr até a água e molhar somente o dedão do pé antes de qualquer mergulho. Alguém intrigado com aquele comportamento, lhe perguntou qual a razão daquele hábito.
O nadador sorriu e respondeu:
” Há alguns anos eu era um professor de natação de um grupo de homens. Eu os ensinava nadar e a saltar do trampolim. Certa noite, eu não conseguia dormir e fui à piscina para nadar um pouco. Não acendi a luz, pois a lua brilhava através do teto de vidro do clube.
Quando eu estava no trampolim, vi minha sombra na parede da frente. Com os braços abertos, minha imagem formava uma magnífica cruz.
Em vez de saltar, fiquei ali parado, contemplando minha imagem.
Nesse momento pensei na cruz de Jesus Cristo e em seu significado. Eu não era um cristão, mas quando criança aprendi que Jesus tinha morrido para nos salvar pelo seu precioso sangue.
Naquele momento as palavras daquele ensinamento me vieram à mente e me fizeram recordar do que eu havia aprendido sobre a morte de Jesus. Não sei quanto tempo fiquei ali parado com os braços estendidos.
Finalmente desci do trampolim e fui até a escada para mergulhar na água. Desci a escada e meus pés tocaram o piso duro e liso do fundo da piscina.
Haviam esvaziado a piscina e eu não tinha percebido. Tremi todo, e senti um calafrio na espinha. Se eu tivesse saltado seria meu último salto. Naquela noite a imagem da cruz na parede salvou a minha vida.
Fiquei tão agradecido a Deus, que ajoelhei na beira da piscina, confessei os meus pecados e me entreguei a Ele, consciente de que foi exatamente em uma cruz que Jesus morreu para me salvar.
Naquela noite fui salvo duas vezes e, para nunca mais me esquecer, sempre que vou à piscina molho o dedão do pé antes de saltar na água.”
Deus tem um plano na vida de cada um de nós e não adianta querermos apressar ou retardar as coisas pois tudo acontecerá no seu devido tempo…

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna
João 3.16

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Nos dias 22 e 23 de outubro será comemorado o 16º aniversário da IPB de Araripina e como tema principal tem a Santidade. E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e buscar a minha face e se converter de seu maus caminhos, então eu ouvirei do céus, e perdoarei dos seus pecados, e sararei a sua terra. 2 crônica 7.14
todos os dias temos que está a nos convertendo, nos arrependendo dos nosso pecado e nos negando a pratica-los, Jesus se sacrificou por nós, e por isso temos que ser mais fortes que as tentações, lutar contra o pecado e vence-lo só impossível para aqueles que não tem o espirito santo em sua vida! você está convidado a participar dessa festa, mas mais que uma festa é um culto de adoração a Deus!

domingo, 9 de outubro de 2011


E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda. 
E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes. 
E o povo estava olhando. E também os príncipes zombavam dele, dizendo: Aos outros salvou, salve-se a si mesmo, se este é o Cristo, o escolhido de Deus. 
E também os soldados o escarneciam, chegando-se a ele, e apresentando-lhe vinagre. 
E dizendo: Se tu és o Rei dos Judeus, salva-te a ti mesmo. 
E também por cima dele, estava um título, escrito em letras gregas, romanas, e hebraicas: ESTE É O REI DOS JUDEUS. 
E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós. 
Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? 
E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. 
E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. 
E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. 
Lucas 23:33-43




nessa passagem da Crucificação de Jesus vemos dois pontos a serem visto o do malfeitor ou o bandido que blasfema contra o Senhor: 
E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.

e o outro que imediatamente repreende o outro bandido: 
Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? 


E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.
. Esse mesmo tendo cometido tantos crimes que assim havia dito reconhecia que aquele era o verdadeiro Rei, filho de Deus, o seu Senhor, mesmo tendo cometido também o mesmo crime do outro bandido que estava na outra Cruz! e Jesus o salva, claro a todos nós não só aquele homem, pois aquele era o proposito do nosso Salvador, o bandido pergunta: 
E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.

Aquele jovem rapaz foi um dos eleitos por Cristo por ele crer nele pode ver a verdade mesmo a beira da morte, morrendo! devemos reconhecer nem que o sangue dê na canela que ele é o salvador um advogado que está ao lado do pai nos defendendo por nós! não basta apenas ver a palavra, temos que praticar! não adianta apenas clamar gritar aleluias e amém temos que viver essa certeza as nossas atitudes são muito importantes! Deus os abençoe!


sexta-feira, 7 de outubro de 2011


 Disse mais Davi: O Senhor, que me livrou das garras do leão, e das garras do urso, me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo.

1 Samuel 17 v. 37


 E Davi, metendo a mão no alforje, tirou dali uma pedra e com a funda lha atirou, ferindo o filisteu na testa; a pedra se lhe cravou na testa, e ele caiu com o rosto em terra.
 Assim Davi prevaleceu contra o filisteu com uma funda e com uma pedra; feriu-o e o matou; e não havia espada na mão de Davi.
 Correu, pois, Davi, pôs-se em pé sobre o filisteu e, tomando a espada dele e tirando-a da bainha, o matou, decepando-lhe com ela a cabeça. Vendo então os filisteus que o seu campeão estava morto, fugiram.
 Então os homens de Israel e de Judá se levantaram gritando, e perseguiram os filisteus até a entrada de Gai e até as portas de Ecrom; e caíram os feridos dos filisteus pelo caminho de Saraim até Gate e até Ecrom.

1 Samuel 17 v.49 a 52

Davi era magrelo, jovem mas era um ungido do Senhor e porque confiava no Senhor era valente e tinha certeza que venceria o gigante. Todos os dias enfrentamos gigantes: nas tribulações, nas discuções em famílias,  problemas, trabalho, pessoas que querem nos ver por baixo e muitas vezes pecamos em não confiar no Senhor! somos ungidos do Senhor, o espirito santo habita em nós e assim como Davi não devemos temer os gigantes, os Golias do dia a dia. 
     Davi derrubou Golias sem espada, sem escudo, apenas com a fé que ele tinha no nosso Senhor: O Senhor, que me livrou das garras do leão, e das garras do urso, me livrará da mão deste filisteu, assim afirmou e o mais importante ele não fala que ele o derrotaria o filisteu e sim Deus que havia livrado do leão e do urso e agora o livraria também do gigante provando que devemos sempre pensar que não somos os bambams e sim dependentes desse Deus vivo, poderoso e justo, e claro devemos toda glória a ele, somente ele que está presente todos os dias em cada segundo de nossas vidas. Vendo então os filisteus que o seu campeão estava morto, fugiram. por isso eles não são tão fortes como aparentam, se o Deus de toda terra, pai da criação e autor da vida está do nosso lado porque temer o inimigo? vamos confiar e entregar nossas vidas nas mãos dele.

Irmão Romero Moreira da Igreja Presbiteriana em Araripina