domingo, 13 de novembro de 2011

QUEM FOI JOHN KNOX?

      Deve-se a liderança de John Knox (1505-1572) a vitória da Reforma na Escócia.
Discípulo de João Calvino, Knox introduziu na Escócia, 1560, o calvinismo, através de um ato oficial do parlamento que aboliu a jurisdição do papa e proibiu a celebração da missa na Escócia.


John Knox

(Não se sabe ao certo a sua conversão, mas em 1547 foi levado para a França, onde ficou preso dezenove meses. Libertado foi para a Inglaterra, onde exerceu o pastorado por 2 anos. Em 1554 teve de fugir da Inglaterra, onde foi para Frankfurt e depois Genebra (acolhido por Calvino).
Em 1559 voltou para a Escócia, onde fez a famosa oração “pai dá-me a Escócia senão eu morro”. Lá extrapolou a área religiosa, atingindo também a vida política e social do país. Sob sua influência, o parlamente escocês declarou o país oficialmente protestante, em dezembro de 1567, e a igreja recebeu o nome de Igreja Presbiteriana, contaminando até o parlamento escocês. John Knox faleceu no dia 24 de novembro de 1587.)

Assim, a implantação do anglicanismo não foi pacifica na Inglaterra.
Formaram-se os grupos opositores que passaram a se chamar de “dissenters ou não-conformistas”. Opunha-se também a hierarquia episcopal da Igreja Anglicana (na qual o bispo exerce autoridade). Segundo o ensino de Calvino, o governo da Igreja deve ser exercido pelo presbitério, formado por pastores ( presbíteros docentes) e leigos (presbíteros regentes).
Presbítero significa “o mais velho”. Em vista disso, os calvinistas ingleses passam a chamar-se de presbiterianos. Em 1876, organizou-se a Igreja Presbiteriana da Inglaterra, uma igreja livre e não estatal. Além de as congregações serem governadas por um presbítero, destacam-se pelo forte moralismo, espírito democrático e simplicidade de culto e liturgia.
Encaram a missa como uma idolatria. O culto deles consiste em atos de piedade, leitura da Bíblia, sermão, orações, cantos e benção no final.
Em 1859, foi enviado o primeiro missionário presbiteriano para o Brasil, na pessoa do pastor Ashbel Green Simonton.


Um nome muito importante na história do surgimento da Igreja Presbiteriana.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Use o escudo da fé contra a tentação – John Owen (1616-1683)


Confronte sua tentação com pensamentos de fé a respeito de Cristo na cruz. Se desejar ser preservado de entrar na tentação, nunca pense em assinar uma trégua com ela. Isso não pode acontecer! Não debata sobre o assunto. Resista dizendo: "É Cristo quem morreu - quem morreu por estes pecados". E isso que significa "tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno" (Ef. 6:16). A fé faz isso apoiando-se no Cristo crucificado e se lembrando do Seu amor ao voluntariamente...

Lâmpada para os meus pes é tua palavra, e luz para o meu caminho



A palavra de Deus e somente ela é um guia infalível para conduzir os servos do SENHOR neste mundo de trevas morais e espirituais.Verdadeira luz somente há na palavra de Deus, mas infelizmente existem pessoas que buscam respostas para se guiarem em outras fontes ou caminhos. E estes caminhos embora pareçam proveitosos os seus fins levam somente a morte. (Pv 16.25)
      Somente a palavra de Deus é lâmpada e luz para nossos caminhos conforme afirmou o salmista:

      Lâmpada para os meus pés e tua palavra, e luz para o meu caminho (Sl.119.105)

      A palavra de Deus aponta para o verdadeiro caminho: Jesus Cristo (Jo 14.6). Do primeiro ao último versículo das escrituras Jesus é o assunto. Em Gênesis o fruto da mulher, em Êxodo a rocha ferida, os profetas falavam a respeito de seu nascimento e ministério, os evangelhos relatam sua vida e ensinamentos, nas epistolas orientações para sua igreja e no apocalipse o relato de sua segunda vinda para buscar a sua igreja.
      Por isso devemos mais do que ler as escrituras devemos estudar com bastante afinco, pois o próprio Jesus pediu para que assim o façamos (Jo 5.39). O exemplo dos irmãos bereianos deve servir de espelho para nós, pois conforme relata Lucas: “Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” (At 17.11).
      Devemos não só receber a palavra de Deus, mas examinar se os ensinamentos ministrados estão em conformidade com as escrituras (Jo 17.17). Dessa forma evitaremos ensinamentos falsos como: maldição hereditária, cura interior, perdoar Deus, usos de amuletos (rosa, copo com água, toalhas) para promoverem curas e outros modismos que têm se infiltrado no meio evangélico.

Somos observados pelo mundo pois somos escolhidos eleito pelo nosso Senhor, devemos alem de estudar sempre a palavra viver as leis do Senhor! e nos revestir, pois aquele que não lê a palavra e vive certamente não está preparado para enfrentar as tribulações, as ciladas de Satanás e seus aliados e caem se desviando do caminho certo. 

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Para os Jovens




O pregador batista norte-americano Billy Graham que foi conselheiro espiritual de vários presidentes americanos e é considerado um dos mais influentes escritores cristãos compartilha de dez conselhos para os jovens a cerca de cuidados para que não venham cometer o ato sexual antes do momento “certo”.


Confira abaixo os conselhos dado por Graham:
1) Evite más companhias. Se você andar com maus elementosficará dominado por eles. A Bíblia diz: “Retirai-vos do meio deles, não toqueis em coisas impuras” (II Co. 6):
2) Evite o segundo olhar. Você não pode controlar o primeiro, mas pode evitar o segundo, que se torna cobiça.
3) Discipline suas conversas. Evite piadas e histórias com sentido duvidoso. “As más conversações corrompem os bons costumes” (I Co 15:33)
4) Tenha cuidado com a maneira de vestir-se. Deve ser um assunto entre você e Deus as roupas que usa. Uma jovem recém-convertida falou: De agora em diante vou vestir-me como se Jesus fosse o meu acompanhante.
5) Escolha cuidadosamente os filmes e programas de televisão que assiste.
6) Tome cuidado com o que você lê. Muito da literatura contemporânea apela ao instinto sexual.
7) Esteja em guarda com respeito a seu tempo de folga. Davi tinha o tempo em suas mãos, viu Beteseba e caiu em complicações.
8) Faça uma regra de nunca se envolver em namoro pesado. Jovens cristãos deviam orar antes de cada encontro. A moça que tem Jesus Cristo em seu coração possui um poder sobrenatural para dizer “não” aos avanços de qualquer rapaz. E o rapaz que conhece Jesus Cristo tem poder para disciplinar sua vida.
9) Invista grande parte de seu tempo lendo as Escrituras - “Guardo no meu coração a tua palavra para não pecar contra ti”. (Sl 119:11) – Memorize versículos e quando a tentação chegar, cite-os. A palavra de Deus é a única coisa à qual satanás não pode se opor.
10) Cultive a Cristo em seu coração e vida. Deus o ama e uma forte fé Nele tem livrado a muitos homens e mulheres de cometer imoralidades (I Jo 2:14).
Por: Billy Graham